| Página principal | Rapidinhas | Ponto de vista | Perguntas & Respostas | Juramento | Aviso Legal |

 
 

 

 
Andaime suspenso
Por: Valdeci Teófilo Ribeiro - Técnico em Segurança do Trabalho - 03/03/2010

A imagem acima é uma paisagem urbana comum, a princípio nada de mais, só que um olho atento é capaz de encontrar muitas coisas, inclusive irregularidades diárias cometidas por trabalhadores no exercício do seu trabalho. Se prestarmos mais atenção, podemos ver que mesmo em um emaranhado de prédios como esse, há um trabalhador arriscando sua vida em um andaime suspenso.

A maioria dos flagras que eu capto com minha câmera fica em um raio aproximado de trezentos metros. Só para esclarecer, a cidade onde moro tem 600.000 habitantes, agora imaginem o que não ocorre no dia a dia do trabalhador se ampliarmos esse raio de observação para a cidade inteira, e se formos mais longe e usarmos como referência o país todo. Certamente encontraremos muitas coisas que não gostaríamos de ver.

Veja abaixo a foto ampliada...

Mesmo que o trabalhador esteja atado ao cinto de segurança, é proibido abandonar o andaime subindo no guarda corpo para alcançar lugares mais altos, o correto é utilizar o dispositivo de suspensão do andaime para atingir o local desejado. Veja o que diz a norma:

 

18.15.8 É proibida, sobre o piso de trabalho de andaimes, a utilização de escadas e outros meios para se atingirem lugares mais altos.

 

Não sei se esse fenômeno ocorreu com todos os técnicos, mas depois que eu me formei, passei a ver o mundo com outros olhos, especialmente com relação a segurança. Consigo enxergar hoje o que não via antes, ou via, mas não me incomodava tanto. Isso obviamente tem a ver com os conhecimentos que eu adquiri no curso - passei a ser mais crítico, inclusive de mim mesmo.

 

Clique aqui para Check-List da NR-18.

Clique aqui para acessar a NR-18 e saber mais sobre andaimes.

 
 

 

 

 

 

 
 

>>> Clique aqui e leia o primeiro capítulo do meu livro "Manual do Técnico novato" <<<

LiveSeg 2007-2014 - Aproximando Prevencionistas - Dedicado a Segurança do Trabalho. Leia a nossa Política de Privacidade